Água é sempre sinônimo de vida, seja no planeta com a maior concentração da superfície correspondendo a 75%.
Seja em nosso corpo, onde a composição corresponde a pelo menos 60% em se tratando de um adulto.
Mas é importante saber que a água, tem um papel fundamental no corpo humano, como um combustível que impulsiona e o mantém em pleno funcionamento.
Assim, vamos explorar no artigo de hoje os benefícios deste elemento natural, imprescindível para o homem.
Igualmente, com tanta água no planeta, dá a ideia que ela seja infinita, mas não é bem assim, como acostumamos a ver todos os anos nos cenários de baixas dos reservatórios.
Isso ocorre, devido existir uma grande concentração de água, mas não são todas potáveis, ou seja, próprias para o consumo.
Do mesmo modo vem o lema, que água quando sabemos usar, não vai faltar.
Começamos então conhecendo um pouco da composição da água própria para o consumo.
Qual é a água ideal para o consumo
No inicio falamos que existe uma grande quantidade de água disponível no planeta, mas nem todas são adequadas para consumo.
Quando nos concentramos apenas na água para consumo, temos alguns tipos¹ de águas que poderemos usar:
- Potável – é o tipo de água que chega em nossas torneiras, encontrada nos reservatórios e mananciais e podem ser utilizadas para consumo, pois passou por um processo de tratamento antes de chegar em nossa residência.
- Mineral – neste tipo de água, leva este nome por ser extraída de fontes naturais e passar por um processo de purificação com uso de minerais artificiais, tornando-a própria para o consumo.
- Água doce – é encontrada nos rios e lagos, porém, não deve ser consumida de imediato, necessitando passar pelo processo de filtragem das bactérias, que pode ser através de fervura ou outro meio de tratamento.
- Filtrada – passa por uma série de processos para retirada de sujeiras e impurezas, inclusive as demais águas citadas também podem ser filtradas, para aumentar a sua qualidade para o consumo.
Desta forma, podemos considerar que a água para consumo necessita estar livre de impurezas, para evitar problemas de saúde.
Por falar em saúde, vamos conhecer a seguir a importância deste liquido para o corpo humano.
A função da água no corpo humano
Igualmente falamos que a água corresponde² a 60% do peso de um adulto e 80% do peso de uma criança, sendo também o principal componente da nossa célula.
Além disso, ela é um importante solvente que interage com nossos orgãos e tecidos.
Seu papel de conduzir substâncias, como o oxigênio, nutriente e sais minerais, pelo corpo através do plasma do sangue, e também atua na função digestiva do intestino.
Outra função vital é a eliminação de substância do nosso corpo através do suor e da urina.
Também compõe as lágrimas, que são responsáveis pela lubrificação das córneas nos olhos.
Como destaque, podemos dizer que a água equilibra a temperatura do corpo humano, no exemplo do calor em excesso, inicia-se a liberação do suor.
A manutenção dos rins³, que é o principal filtro do corpo humano, também depende muito deste liquido para se manter lubrificado e funcionando.
Outros papéis como manter a hidratação do corpo, realizada através de líquidos que leva a água em sua composição, como veremos a seguir, os sinais de que o corpo precisa de hidratação.
Como saber se nosso corpo esta hidratado
O corpo humano é uma máquina que possui diversos sensores que identificam qualquer situação anormal.
A falta de água², pode ser sentida através dos sintomas:
- sede em excesso
- boca seca
- lábios rachado
- urina mais escura
- tonturas³
- nauseas³
Inclusive algumas pesquisas mostram, que se uma pessoa ficar sem ingerir líquidos por mais de três dias pode vir a óbito.
Mas em algumas épocas do ano, manter o hábito de beber água se torna mais difícil e vamos entender a seguir o que causa este problema.
Porque consumimos menos água no frio
Nas épocas mais frias, o corpo acaba consumindo mais energia para se manter aquecido, assim, aumenta³ o consumo de água, mesmo não percebendo.
Manter a hidratação no inverno é imprescindível, apesar de não parecer e não sentir, que o corpo necessita.
Se no verão, a sensação de sede é rapidamente percebida em razão dos hormônios que sinalizam a sua falta.
No inverno, devido às baixas temperaturas4, estes mesmos hormônios fazem com que o fluxo sanguíneo concentre-se nos vasos centrais do corpo para mantê-lo aquecido, onde deixam de enviar o sinal de sede.
Assim, mesmo não sentido sede é importante manter o corpo hidratado.
Pegue sua garrafinha que estamos finalizando
Acima de tudo, concluímos que não importa a temperatura ou a sede – beber água é um hábito que deve ser mantido o ano todo.
Esta preocupação é importante para evitar que o líquido mais importante para a vida, deixe de alimentar o corpo humano.
A dica aqui é manter uma garrafinha de água sempre a mão e repô-la assim que esvaziar.
Uma dica é contar por garrafinhas de 500ml ingeridas, sendo esta uma medida mais fácil de observar se a quantidade ingerida ao longo dia foi adequada.
Agradeço a leitura e espero vê-lo em breve.
Fonte:
|¹ Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/a-importancia-da-agua-no-corpo-humano-tire-todas-as-suas-duvidas. Acessado em: 05/06/2022 às 12h.
|² Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-agua-para-corpo-humano.htm. Acessado em: 05/06/2022 às 12h.
|³ Disponível em: https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/blog-agua-no-inverno-entenda-porque-ela-e-tao-importante/. Acessado em: 05/06/2022 às 12h.
|4 Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/04/21/por-que-beber-agua-no-inverno-e-tao-importante-quanto-no-verao.htm. Acessado em: 05/06/2022 às 12h.