Pratique a gratidão
Nos tempos atuais a prática da gratidão contribui para nossa saúde mental.
Com as incertezas da doença silenciosa e notícias que não são tão boas, faz com que tenhamos pensamentos negativos e medo por achar que podemos ser os próximos a adoecer diante desta pandemia que se alastra pelo mundo.
Este não é o sentimento que devemos cultivar, mas sim, manter o pensamento positivo e a gratidão pelas coisas boas que acontecem em conjunto, como diria Renato Russo:
Quando tudo nos parece dar errado. Acontecem coisas boas. Que não teriam acontecido. Se tudo tivesse dado certo.¹
É neste sentido que devemos buscar a gratidão. Inegavelmente em vinte quatro horas presenciamos diversos fatos ruins, porém, também acontece coisas positivas que deixamos de valorizar.
Hill, define bem algumas destas emoções positivas, que podemos refletir no momento de realizar nossa gratidão:
As setes emoções positivas A emoção do desejo. A emoção da fé. A emoção do amor. A emoção do sexo. A emoção do entusiasmo. A emoção do romance. A emoção da esperança.²
Sobretudo a gratidão pode ser um exercício diário que devemos realizar antes de dormir, com a finalidade de focar nossos pensamento nas coisas boas que aconteceram no nosso dia. Esta atitude de mentalizar, faz com que guardemos em nosso subconsciente emoções que foram significativas para nós.
Buscamos ajuda quando as outras alternativas falham
Em outras palavras, quando não praticamos a gratidão, permitimos que as lembranças do nosso dia fiquem refém do acaso, assim sendo, o que vai predominar são os pensamentos mais marcantes e o que tende a nos prender a atenção são os pensamentos negativos.
Isto é, praticar a oração é uma maneira de realizar a gratidão, mas o que Hill expõe é que as pessoas somente lembram de agradecer quando não encontra mais caminho:
A maioria das pessoas recorre à oração somente depois de tudo o mais ter falhado.²
Contudo a esperança seja uma das emoções positivas, exercitá-la para que seja frequente em nossos pensamentos e assim, decerto tenhamos plenitude em nossa vida, onde encontraremos a paz interior.
Crie o hábito de buscar sua paz interior
Portanto a busca pela paz interior, contribui para que tenhamos maior sanidade frente ao isolamento social que todos nós fomos submetidos,.
Inegavelmente estas práticas quando realizadas com frequência contribuem para a busca de nossa paz interior. Veja algumas dicas que podem ser realizados de forma rápida, como a meditação, compartilhada na nossa Top Dicas #04 ou a gratidão.
Com o proposito de auto desenvolvimento, tenho por hábito a prática da meditação diária que me traz o benefícios da paz de espirito. por fim, você realiza a prática de algum destes hábitos, então deixe um comentário!
Até a próxima!
|¹ RUSSO, Renato. Disponível em: https://citacoes.in/citacoes/587422-renato-russo-quando-tudo-nos-parece-dar-errado-acontecem-coisas/. Acessado em 11/04/2020 09:20.
|² HILL, Napoleon. Quem Pensa Enriquece – O Legado. Tradução de Mayã Guimarães. Porto Alegre: Citadel, 2018
Pingback: TD#07 - Encontre sua felicidade - SEMEANDO HÁBITOS
Pingback: TD#08 - Comece sua manhã com estes hábitos - SEMEANDO HÁBITOS