Criatividade infantil

Estimule a criatividade infantil em seus filhos

Criatividade infantil esta em alta, ou pelo menos deveria estar!

Muitas crianças estão trancadas em suas casas, enquanto buscamos a retomada da rotina com o avanço da vacinação, que nos faz refletir se a pandemia esta chegando ao fim.

Independente da retomada, algumas situações vieram para se confirmar e algo que sempre foi motivo de orgulho para os pais, a criatividade infantil.

Habilidade dos nossos pequenos de criar cenários imaginários e soluções para situações que ao nosso ver pareciam algo fora do comum para tão pouca idade.

Mas aprendemos com tudo o que vivemos que a criatividade é sem dúvida o meio que permite sair das crises, seja ela qual for.

E assim, com aulas remotas, ou aulas presenciais, nós, os pais, vivemos um pouco do estimulo da criatividade infantil e reaprendemos a apreender como crianças.

No artigo de hoje, vamos descobrir esta importante ciência, se é que podemos chamar assim, que é a criatividade infantil.

Como esta habilidade desenvolvida enquanto criança, pode ajudar os adultos a encontrar soluções para seus problemas.

E como esta habilidade irá ditar a econômica daqui para frente, pois a falta de criatividade ou da habilidade de lidar com situações adversas, trouxe a falência de muitas empresas e negócios.

Vamos conhecer um pouco do conceito da criatividade infantil e de como ela é importante para nossas crianças.


Mas o que é criatividade infantil

Quem tem uma criança em idade escolar nos dias de hoje, sabe bem o que é a criatividade infantil.

As aulas online ecoam nos cômodos das casas e ficando expostos para pais e mães que estão na residência acompanhar todo conteúdo.

As interações com a arte, com as aulas lúdicas e até as atividades físicas, contribuem na construção do caráter da criança.

Já falamos em outro artigo sobre o desenvolvimento da criatividade, com uso da tecnologia ou através de artes manuais.

Além disso, quantas informações nostálgicas e outros conhecimentos mais corriqueiros, mas que não deixa de informar de forma voluntária aos moradores em seus lares.

Muitas familias sentem as dificuldades de ajudar o aluno, seja por não conhecer do conteúdo ou pelos desafios com a tecnologia.

Mas tirando estes pontos a criatividade infantil, vai contribuir para o desenvolvimento do adulto que o mercado deseja!

Pois uma das habilidades já exigida que o indivíduo precisará desenvolver para se sobressair é justamente a criatividade, seguida pelas atribuições de inovação e flexibilidade.

Superar desafios não é uma tarefa que se faz apenas com lógica e fórmulas. É preciso ter uma boa dose de improviso, jogo de cintura e pensamento fora da caixa.¹

E nesta visão do profissional do futuro, vamos ver o impacto da criatividade infantil na formação deste colaborador.


Profissões atuais já pedem por criatividade

Sabe quando nossos filhos estão manchando o chão de tinta ou gastam folhas e folhas de sulfite, que desesperam os pais?

Então, este momento faz parte da criatividade infantil sendo necessário para que estas crianças explorem todos os seus sentidos.

Atualmente já temos algumas profissões que exigem a criatividade onde é possível destacar²:

  • Digital influencer, apesar de existir alguns populares influenciadores com grande número de seguidores, existe uma expectativa voltada para o micro influencer, que falarão para um nicho menor, porém, bem engajado.
  • Consultor de imagem, uma profissão pouco conhecida, mas que atende a necessidade de quem necessita levar uma boa impressão com sua imagem, poderá contar com o apoio deste profissional.
  • Gestor de mídia sociais, independente do tamanho da empresa, sua presença nas redes sociais tornará ela competitiva. A preocupação de manter o engajamento dos clientes exigirá justamente o papel deste profissional.
  • Gastronomia, com a entrada do conceito gourmet, a reinvenção do hábito de cozinhar, traz um público também mais nichado e exigente, que busca experiências diferentes em sua alimentação.
  • Design de soluções, buscar o bem estar do ser humano sempre foi uma necessidade, mas nos dias atuais, tornou-se uma profissão cada vez mais em alta. Trazer soluções otimizadas para os problemas é uma das profissões que procura por profissionais qualificados para atuar.

Mas, além destes profissionais, uma notícia chama atenção, justamente das crianças que em dois mil e trinta entrarão no mercado de trabalho e se deparam com profissões que ainda não existem.


Profissões do futuro exigirá criatividade infantil

85% das atividades profissionais que estarão disponíveis no mercado daqui a dez anos ainda não inexistem.³

Nesta visão, vamos conhecer algumas profissões que ainda não existem, mas que nos próximos anos poderão bombar 4.

  • Walker/ Talker, com aumento da população idosa e o crescimento da tecnologia, ter uma plataforma onde profissionais possam comunicar com idosos para manter a interação. No Brasil pode demorar um pouco chegar este profissional, mas se tiver habilidade com outros idiomas pode expandir sua profissão com clientes fora do pais.
  • Detetive big data, ter quem cuida do grande volume de dados já existe, mas uma profissão que promete despontar é quem inspeciona se este conteúdo seja para empresa ou pessoa, está coerente.
  • Gestor de desenvolvimento de negócio de inteligência artificial (IA), para empresas que já exploram esta tecnologia de automação. E se as empresas começassem a vender usando a IA? Ter um profissional que faça a gestão deste negócio é mais uma promessa.
  • Conselheiro de compromisso com a saúde, imagine o “cuidado de mãe” preocupado com sua saúde, mas sendo assistido por um profissional. Conhecimentos de educação física e nutrição serão diferenciais para este guardião da saúde dos seus clientes.
  • Especialista em bem estar financeiro, é um profissional que cuidará dos novos investidor financeiro. Com aumento de pessoas investindo na bolsa de valores, como vemos:

O número de investidores ativos ficou em 3,497 milhões, com alta de 77,2% no ano e 3,6% no mês. Em número absolutos, a bolsa conquistou 120.542 investidores em fevereiro.5

Ter um profissional que oriente e cuide deste investidor é uma profissão que promete despontar nos próximos anos.


Criatividade infantil se faz em casa

Por fim, a criatividade infantil como dissemos orientará este novo momento do mundo.

Aqueles cadernos de caligrafias ou desenhos, ainda lembro do meu caderno com um caracol feito com macarrão, risos, continuará contribuindo na criação do novo profissional do futuro.

Habilidades manuais ou digitais, não importará, desde que ele tem as habilidades de transformar a vida do cidadão.

Por isso, você que é pai ou mãe, tio ou tia, avô ou avó, amigo, não deixe de estimular a criatividade da criança que por você é assistida.

Pois esta é a fase da inocência, a fase que pode ser criada a sementinha da prosperidade na cabeça dela.

Será ela quem vai tocar o desenvolvimento do nosso mundo, por isso, cuide bem e faça sua parte, pois esta é a diferença que o mundo necessita!

Obrigado por sua leitura e até a próxima!

Fonte:
¹ Disponível em: https://ied.edu.br/design-mercado/profissoes-do-futuro/. Acessado em 23/05/2021 11h30m.
² Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/centro-europeu/profissoes-e-sucesso/noticia/2019/11/12/quais-sao-as-profissoes-do-futuro-na-economia-criativa.ghtml. Acessado em 23/05/2021 11h30m.
³ Disponível em: https://liberal.com.br/brasil-e-mundo/economia/futuro-85-das-profissoes-do-mercado-em-2030-ainda-nao-existem-1348787/. Acessado em 23/05/2021 11h30m.
4 Disponível em: https://www.deolhonailha.com.br/florianopolis/noticias/5-profissoes-que-nao-existem-e-devem-surgir-nos-proximos-anos.html. Acessado em 23/05/2021 11h30m.
5 Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/noticia/2021/03/11/numero-de-investidores-na-bolsa-brasileira-alcanca-quase-35-milhoes-em-fevereiro.ghtml. Acessado em 23/05/2021 11h30m.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.