Cérebro Feliz

Infográfico: 5 ações que fazem o cérebro feliz

O cérebro humano é um dos órgãos que mais se desenvolveu ao longo dos anos.

Afinal, nossa capacidade de explorar novos conhecimentos, faz com que ele esteja em plena evolução.

Desde já esta pequena massa, que pesa aproximadamente um quilo, concentra toda a gestão do corpo humano.

Sobretudo, com este papel, o cérebro tem regiões denominadas de lobo, que são responsáveis por sentidos desempenhados pelo corpo.

Bem como, conheceremos a seguir um pouco desta máquina de processar, além de identificar os seus benefícios.

Tal qual veremos um infográfico com as ações que transformadas em hábitos, trazem a sensação de felicidade para nosso cérebro.

Em contrapartida começaremos conhecendo um pouco sobre a composição do cérebro.


Como é formado o nosso cérebro

Assim como o cérebro que conhecemos é uma massa que fica no crânio¹ e esta alojado na região do encéfalo, apresenta uma cor acinzentada do seu lado externo e branca no seu interior.

Da mesma forma pode ser dividido em duas partes chamadas hemisfério cerebrais do lado direito e lado esquerdo, atuando em funções distintas, como:

  • Hemisfério cerebral esquerdo – tem a função da linguagem e fala, cálculos matemáticos, memórias e resolução de problemas.   
  • Hemisfério cerebral direito – tem a função de interpretar imagens, práticas manuais, espaços em 3 dimensões, intuições e interpretação de músicas.

Outra curiosidade é que os hemisférios comandam o seu lado oposto, ou seja, os movimentos do lado esquerdo do corpo é coordenado pelo hemisfério cerebral direito.

Igualmente no interior do córtex cerebral², temos os tecidos nervosos formado pelos neurônios e as células neuroglia, responsáveis pelos impulsos nervosos do corpo.

Divisões do cérebro
Figura 1: Imagem das divisões do cérebro¹

Conforme as regiões do cérebro como observamos na figura1, são chamadas de lobo e dividas como³:

  • Frontal – responsável pela fala, elaboração de pensamentos, escrita e pelo planejamento.
  • Parietal  – responsável pelos sentidos do olfato, tato, paladar, dor, sabor, temperatura e pressão.
  • Occipital – também conhecida como córtex visual, área responsável pela visão.
  • Temporal – responsável pela audição, compreensão da linguagem e da atenção.

Conhecendo esta maquina de processar, agora vamos compreender o que é a felicidade tem em relação com ele.


O que é a felicidade

Igualmente nosso cérebro compreende a felicidade como momentos que tivemos ausência de momentos infelizes.

Tal qual discorremos no artigo a busca da felicidade começa agora, alguns exemplos de momentos em que a felicidade foi percebida.

Inclusive, uma citação de Dalai Lama, que aponta o ato da felicidade como sendo mental, ou seja, no nosso cérebro e por isso esta ligação.

De acordo com o filosofo Mario Sergio Cortella, que define muito bem a felicidade, inclusive com a citação abaixo extraída de sua página no Facebook, comenta:

Felicidade na citação de Cortella
Figura 2 – Definição de Felicidade por Mário Sergio Cortella4

Assim, podemos dizer que a felicidade esta relacionada aos momentos que vivemos que se tornam marcantes, e veremos a seguir um infográfico que ilustra como recuperar estes momentos.


Infográfico: 5 ações para felicidade do nosso cérebro

Neste ínterim, imagine se pudéssemos criar um hábito que nos levasse para a felicidade?

Sim, existe este caminho, segundo estudos de Alex Korb³ pesquisador neurocientista da Universidade da California, que ele define como 5 ações, que veremos a seguir.

Infográfico: 5 ações para felicidade
  • Ouvir músicas – aqui o convite é para escutar as músicas de momentos marcantes da infância ou adolescência, onde o cérebro, faz uma conexão com aquele instante de memória e locais, trazendo uma sensação de bom humor.
  • Sorrir – como conhecemos o complexo que é nosso cérebro e sua capacidade de interpretar sentidos e sentimentos. Assim, ao perceber o sorriso ele compreende uma sensação de felicidade e muda o astral da pessoa, reforçando o sentimento de contentamento.
  • Pensar na meta – se por um lado quando estamos estressados o motivo são causas recentes do nosso cotidiano, ao buscar o pensamento nas metas, reforçamos a nosso cérebro que temos planos maiores, o que trás uma sensação de controle, liberando dopamina, que é o hormônio da motivação.
  • Dormir bem – quando nos perguntamos os efeitos do estresse e preocupação em nosso corpo temos como causa a ansiedade e a depressão. Ter um ritual do sono, como abordamos no artigo dormir em excesso é prejudicial a saúde, contribuirá para um boa noite de sono.
  • Caminhar e tomar sol – aqui além da atividade física de caminhar, escolher fazê-la no sol e se possível na companhia de um amigo, ajuda no ganho de serotonina, que é um hormônio da satisfação e alegria. Também contribui para dormir melhor a noite. 

Desta forma, pequenas ações diárias que se transformadas em hábitos, trarão felicidade para seus praticantes.


O cérebro externaliza a felicidade

Em suma, podemos observar que o cérebro tem um papel importantíssimo para o nosso desenvolvimento.

Isso não é novidade, mas ao tratar a felicidade que muitas vezes acreditamos estar na nossa próxima aquisição material, descobrimos que não é bem assim.

Afinal, está tudo dentro do nosso interior e a exemplo de uma chave, fica a cargo de cada um ligá-la ou não em sua vida.

Agradeço a leitura e espero que esteja feliz assim como fiquei, em produzir este conteúdo para você!

Espero vê-lo em breve!

Fonte:
|¹ Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerebro-humano.htm. Acessado em 28/05/2022.
|² Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/neuronios.htm. Acessado em 28/05/2022.
|³ SOUZA, Ismar. A ciência dos novos hábitos. Descubra como corrigir hábitos prejudiciais e transformar suas ações em resultados de sucesso. São Paulo, 2020.
|4 Disponível em: https://www.facebook.com/MarioSergioCortella/photos/a.193200950815189/1457417014393570. Acessado em 28/05/2022.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.