O Gerenciamento de risco na prevenção do Covid-19

Estava pensando sobre o gerenciamento de risco da gestão de projetos nas práticas do PMI e todo o cuidado que o cidadão precisa ter ao retornar em sua casa, para não trazer risco de contágio para sua família.

Quando retornamos para nossa casa, temos uma série itens de higienização que devem ser realizadas, como exemplo: Retirar os sapatos e higienizá-los; Tirar as roupas e colocá-las em local separado das demais; Tomar banho.

Desta maneira minimiza a possibilidades de contágio.

Neste sentido, se você já fez um planejamento de viagem, ou realizou uma festa de aniversário, ou qualquer outro evento que precisou se programar com antecedência. Então você já fez um gerenciamento de projetos.

Ao olhar para o gerenciamento de projetos, temos uma das áreas de conhecimento que são tratadas como gerenciamento de risco. No caso do Covid-19, um risco de contágio é trazer o vírus para dentro da sua casa.

Ainda no gerenciamento de projetos a área de conhecimento de gestão do risco considera a identificação do risco, a análise qualitativa do risco, análise quantitativa do risco e planejar a resposta ao risco.

Para o nosso caso, vamos nos ater apenas na identificação e planejar a resposta ao risco.

O que tem a ver Covid-19 e o gerenciamento de projetos?

Todos sabemos que a forma mais efetiva para evitar a contaminação por Covid-19 é mantendo o distanciamento social, isolando em nossas casas.

E quando precisamos sair para comprar mantimentos para o dia-a-dia?

Neste momento ficamos expostos ao eminente risco de um contágio.

Portanto entra a segunda forma de evitar a proliferação do vírus, que é realização de uma completa higienização antes de entrar dentro de nossas casas.

Considera-se prudente, entrar sem os seus sapatos e imediatamente realizar sua limpeza por completo.

Trocar suas roupas e as embalar na área da lavanderia, em sacolas para não misturar com as demais roupas.

Tomar um banho, para remover qualquer possível vestígio do vírus que possamos estar no corpo, são ações que minimizam as chances do contágio.

Como minimizar um possível risco

Voltando para o gerenciamento de projetos, quando estamos montando o planejamento, uma boa prática é fazer uma lista de riscos.

A ação de minimizar o impacto do risco é chamado de mitigar.

No nosso exemplo do Covid-19, nossa lista de risco seria composta por:

Em conclusão, o distanciamento social é a forma mais eficiente de conter o Covid-19 permitindo assim que possamos de forma mais breve, retornar nossas atividades.

Neste sentido, não sendo possível se manter isolado, o mais importante de quando sair, é se atentar de ficar com a mascará que previne você e outras pessoas de contraírem o vírus.

Assim ao regressar é necessário estar atento a toda higienização, evitando carregar para dentro de casa o vírus que pode estar em nosso corpo, por algum contato na rua.

Logo, presenciamos a criação do hábito da higiene, que devemos praticá-la sempre e não apenas neste momento da pandemia.

Esta é uma das lições que a pandemia esta nos forçando apreender, além da forma correta de higienização das mãos, que evita estas e um série de outras complicações para nossa saúde.

Espero que tenha gostado do artigo e até o próximo!

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 thoughts on “O Gerenciamento de risco na prevenção do Covid-19

  1. Pingback: Planejamento para falha dos planos - SEMEANDO HÁBITOS

Comentários não permitidos.