Um alienado é aquele que se deixa ser influenciado e controlado por circunstâncias externas à sua mente.
Mais esperto que o Diabo. Napoleon Hill, 2019.
Na obra de Napoleon Hill, ele intitula de alienado aquela pessoa que sofre influencia externa em seus pensamentos e não age de vontade própria.
Parece uma situação distante de nossos olhos, mas quando refletimos, é possível que estejamos enquadrados neste contexto.
Isso quando refletimos sobre as influências que sofremos e não são poucas dado aos diversos canais de comunicação que consumimos.
Da mesma forma, antes da expansão da internet a comunicação era restrita a alguns canais como TV, jornais e revistas, com edições períodicas que exerciam tal influência.
Porém, com o advento da internet onde todos tem voz ativa, faz com que tal influência seja realizada de forma mais constante e dinâmica.
Construído assim, ainda mais pessoas alienadas, bastando abrir o feed de uma rede social para ser bombardeado de assuntos relevantes e outros nem tanto.
Mas que não precisa de muito para identificar o impacto nos alienados!
O pior deste cenário é que as pessoas acabam sendo intolerantes uma com as outras e além de influenciar e querer influenciar os demais, acabam sendo levianos.
Dado que não se preocupam em questionar o conteúdo, a fonte e já sai dando sua opinião!
O impacto desta postura é que conteúdo são cada vez menos informativos e acabam sendo mais perigosos, principalmente se quem o consome não tem o tato para buscar esclarecimento.
Talvez você se pergunte, o que isso tem haver com hábitos?
Aqui eu diria que tudo, como exemplo: imagine que saia uma noticia dizendo que correr é prejudicial ao joelho?
Apenas esta noticia rasa é o suficiente para virar uma desculpa na cabeça de um alienado, que pensa: não vou fazer esta atividade porque vai me prejudicar!
Porém, avaliar qual o impacto inverso, do sedentarismo que é mais agressivo ainda para o joelho e outros membros.
Qual hábito afeta o alienado
Por fim, a desinformação se faz o hábito mais agressivo ao alienado, que passa a repetir o que convêm, sem se preocupar em apurar os fatos.
Este por sua vez, pode piorar quando além de apenas consumir, também se predispor em espalhar dando origem as temidas Fake News.
Assim, entender qual nossa participação no ecossistema e se policiar para não ser um alienado e não formar outros alienados é sim uma atitude louvavel.
Desejo revê-lo em breve e agradeço sua leitura!