A leitura é uma prática que nos acompanha ao longo da história da humanidade e possui uma série de benefícios comprovados para o nosso desenvolvimento pessoal, cognitivo e emocional.
Sobretudo, quando se pensa em desenvolvimento de hábitos, ler é uma das primeiras opções que surgem.
Sob o mesmo ponto de vista, devido aos muitos benefícios que esta atividade traz para seus praticantes.
Da mesma forma, exploraremos sete desses benefícios, com base em referências bibliográficas que destacam a importância da leitura em nossas vidas.
1. Leitura expande o conhecimento:
Em outras palavras, a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Segundo Marisa Lajolo e Regina Zilberman, em seu livro “A Formação da Leitura no Brasil”, ao ler, ampliamos nosso repertório cultural, conhecemos diferentes pontos de vista e temáticas diversas, enriquecendo nosso conhecimento sobre o mundo.
2. Desenvolvimento do vocabulário:
Ao passo que a leitura contribui para a ampliação do vocabulário. De acordo com Antônio Houaiss, em seu livro “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa”, além do ato de ler nos expõe a novas palavras e expressões, fortalecendo nossa capacidade de comunicação e expressão verbal.
3. Estímulo ao pensamento crítico:
Além disso a leitura estimula o pensamento crítico e reflexivo. Segundo Maria Helena Martins, em sua obra “A Arte de Ler”, mostra como ela nos coloca em contato com diferentes ideias e perspectivas, desafiando nossas próprias crenças e estimulando o raciocínio analítico.
4. Aprimoramento da habilidade de escrita:
Do mesmo modo, a leitura é uma aliada no desenvolvimento da habilidade de escrita. Conforme Luiz Antônio Marcuschi, em seu livro “Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão”, ao ler diferentes tipos de texto, absorvemos técnicas de escrita, enriquecendo nosso repertório e aprimorando nossa capacidade de produzir textos coesos e coerentes.
5. Leitura estímula à empatia:
Apesar disso, ler possibilita a vivência de diferentes experiências e o exercício da empatia. De acordo com Maria Betânia Amoroso, em seu livro “Leitura e Empatia”, ao nos identificarmos com personagens e suas histórias, somos capazes de compreender o mundo sob diferentes perspectivas, aumentando nossa empatia em relação aos outros.
6. Leitura causa melhoria da saúde mental:
Ao mesmo tempo a leitura é uma aliada na promoção da saúde mental. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, em seu artigo “Leitura e Saúde Mental”, esta atividade proporciona momentos de relaxamento, alívio do estresse e pode ser uma forma de escapismo saudável, contribuindo para o bem-estar emocional.
7. Estímulo à criatividade:
Bem como a leitura estimula a imaginação e a criatividade. Segundo Marina Colasanti, em seu livro “Eu Sei Mas Não Devia”, ao nos envolvermos com narrativas, somos transportados para outros universos, desafiando nossa imaginação e inspirando novas ideias e possibilidades.
Torne-se um leitor e colha estes e muitos outros benefícios
Enfim, ler é uma prática valiosa que traz inúmeros benefícios para nossa vida.
Afinal, explorar diferentes gêneros e obras literárias, expandimos nosso conhecimento, desenvolvemos habilidades linguísticas, pensamento crítico, empatia, promovemos nossa saúde mental e estimulamos a criatividade.
Igualmente os benefícios não se limitam a estes, podendo encontrar na leitura de um bom livro, ferramentas profissionais e pessoais de autoconhecimento.
Por fim, quando descobre o poder que um livro tem, deixar este hábito de lado torna-se dificil.
Portanto, dedique um tempo para colocar esta pratica em sua rotina e desfrute de todas as vantagens que ela proporciona.
Assim, agradeço seu tempo e espero revê-lo em breve!
Fonte:
|¹ LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 2012.
|² HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Objetiva, 2009.
|³ MARTINS, Maria Helena. A Arte de Ler. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
|4MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
|5AMOROSO, Maria Betânia. Leitura e Empatia. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
|6ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. Leitura e Saúde Mental. Disponível em: <https://www.abp.org.br/noticias/detalhe/792/leitura-e-saude-mental>. Acesso em: 9 jul. 2023.
|7COLASANTI, Marina. Eu Sei Mas Não Devia. Rio de Janeiro: Global Editora, 2014.