Caminhada

Caminhada para manter o corpo em movimento

A caminhada é uma das atividades físicas mais simples de ser realizada.

Sobre tudo, por não exigir um conhecimento técnico específico do praticante.

Além disso, ela é democrática, pois não tem distinção de sexo ou idade entre os praticantes.

Um estudo de 2017¹ apresenta o número da população praticantes de atividades aeróbicas como a caminhada, expostas no gráfico a seguir.

Também foi apurado¹ que 59,2% da população preferem andar a pé sempre que possível, procurando levar uma vida mais saudável.

Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana.¹


Os primeiros passos do hábito da caminhada

A caminhada é normalmente a porta de entrada de quem deseja começar um estilo de vida com a criação de hábitos mais saudáveis.

Importante destacar, se o praticante estiver acima do seu peso ou possuir algum tipo de doença, como a diabetes, deve iniciar com uma intensidade menor.

Além de procurar terrenos que proporcione menos impactos, como gramados ou pisos de terra¹, além de consultar um médico antes de iniciar.

A principio o praticante poderá fazê-la em espaço aberto como praças, parques ou nas ruas. Também pode fazer na academia e na sua própria casa com o uso de uma esteira.

Veja os beneficios¹ de quem faz a atividade em ambiente aberto e quem faz na esteira:

AMBIENTE ABERTOESTEIRA
A exposição ao vento, terrenos acidentados, podem trazer um ganho de performance de até 15% na prática da caminhada.As condições climáticas não atrapalham seu treino, faça chuva ou faça sol, além de evitar exposições a poluição.
Fortalece os músculos das pernas, devido ao impacto com terrenos mais rígidos como o asfalto.A maioria das esteiras contam com sistema de amortecimento que minimizam os impactos das articulações, prevenindo lesões.
O contato com paisagens naturais dos parques, aumentam a sensação de relaxamento.A esteira acaba impulsionando o praticante e controlando seu tempo, o que permite a realização por mais tempo antes de sentir cansaço, oferecendo maior controle e monitoramento da atividade.

Para a prática, evite fazer em jejum² para não ter problemas com ausência de glicose no sangue e ter enjoo, tonturas ou desmaio. 

Procure se alimentar até uma hora antes de iniciar a atividade¹.

Faça uma refeição leve² à base de cereais como pão e suco de fruta, evitando a ingestão de grande quantidade, para não sentir desconforto.

É importante se hidratar durante a prática da atividade, consumindo 250ml² de água para cada uma hora de caminhada.

Proteger-se do sol com uso de bonés, chapéu ou viseira, além de usar protetor solar e evitar os horários mais quentes do dia (entre as 11h e 16h²).

Alongar-se antes e depois da prática da atividade para evitar caimbras².


Conhecendo os benefícios da caminhada

Existe uma diferença entre ir na padaria ou sair para caminhar, onde fazer a prática regular é exatamente o que trará benefícios para sua vida³.

Aos praticantes da caminhada, alguns dos benefícios são:

Melhora a circulação sanguínea¹, conforme estudos comprovam que a pratica de 40 minutos reduz a pressão arterial por até 24h, devido a dilatação das veias diminuindo a pressão.

Prevenção de doenças², como as cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2 e osteoporose. Também ocorre uma melhora na capacidade cardiorespiratória com fortalecimento da imunidade e na oxigenação do cérebro.

Evita a depressão e stress¹, porque durante a caminhada o nosso corpo libera endorfina que é o hormônio responsável pela sensação de bem estar e alegria, criando inclusive a vontade de praticar cada vez mais a atividade física.

Fortalecimento dos músculos², devido a prática da caminhada ser uma atividade aeróbica e trabalha um conjunto de músculos fazendo com que ocorra o fortalecimento destes.

Ajuda no emagrecimento¹, quando alinhada com uma alimentação saudável e por fazer com que o corpo consuma mais energia. Esta energia é obtida através de queima de calorias que pode ocorrer mesmo após o exercício.


Evolução da caminhada para quem busca um algo a mais

A caminhada como observamos é um esporte que não exige muito do praticante bastando sair caminhando seja pelas ruas ou na esteira.

Assim como nos outros esportes, sua prática regular estimula o praticante a buscar mais até para maximizar os ganhos.

Neste sentido, uma das técnica é a Power Walking¹ que consiste em incluir o transporte de pesos (dois a três quilos) enquanto caminha.

Incluir subidas e descidas durante a prática ajudam estimular o aumento da resistência.

Praticar a corrida de rua, que inicia na caminhada incluindo intervalos de corrida, até que o corpo acostuma a correr, sem a necessidade de caminhar.

Trata-se de uma evolução natural para quem busca resultados melhores na prática desta atividade, tendo os benefícios³ como perda de peso, melhora no sono e auxilia no desenvolvimento dos músculos.


Nosso próximo encontro falaremos de dança

No nosso último artigo, apresentamos um infográfico de como aumentar a imunidade.

Abordamos hoje um pouco mais da importância da caminhada, seus benefícios e como iniciar sua prática.

No nosso próximo artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da dança para um estilo de vida mais saudável.

Sobre a caminhada, vimos o número de benefícios que ela pode trazer para seu praticante e para quem procura criar um hábito melhor para sua vida.

Você pratica a caminhada? Já praticou? Prefere deixar o carro em casa, para ir na padaria a pé?

Por fim comente o que você achou deste artigo.

Agradecemos sua leitura e até a próxima.

Fonte:
|¹ https ://www.minhavida.com.br/fitness/tudo-sobre/12490-caminhada. Acessado em 02/08/2020 12h.
|² https://www.tuasaude.com/caminhada. Acessado em 02/08/2020 12h.
|³ https://news.gympass.com/corrida-ou-caminhada. Acessado em 02/08/2020 12h.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.