Hábito de Corredores

Estudo sobre hábitos de corredores de rua

Hábitos de corredores, quem são, o que fazem, como vivem, onde moram?

No artigo especial de hoje e com grande orgulho, vamos explorar e conhecer um pouquinho mais do universo da corrida de rua.

Desde que comecei a escrever sobre hábitos e até pela paixão por corrida de rua, sempre fiquei com a curiosidade de explorar o fascinante mundo deste esporte.

Bem como o que despertou essa curiosidade seja o fato de pensar, no que leva as pessoas acordarem às 5 horas da manhã de um domingo para sair para correr pelas ruas.

Encarar longas distâncias como os quarenta e dois quilômetros cento e noventa e cinco metros de uma maratona.

São tantos fatos e mitos que iremos trazer no artigo de hoje e como entusiasta do esporte, faço parte dos respondentes, até por isso, o artigo de hoje será diferente de outras pesquisas.

Igualmente cruzarei as informações do meu perfil com os resultados, para incentivar além de compartilhar como o hábito e a disciplina contribuem para o sucesso no desenvolvimentos pessoais.

Assim também vou procurar limitar os cinco maiores resultados de cada questão, para facilitar a leitura e a compreensão.

Nesta pesquisa, tivemos o engajamento de mais de uma centena de atletas representantes dos estados:

  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espirito Santo
  • Goias
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Sergipe
  • São Paulo
  • USA (Nova York)

Como observaram, este é um material rico e exclusivo do portal Semeando Hábitos, então sem mais delongas, vamos começar identificando o perfil destes atletas anônimos.


Perfil dos corredores entrevistados

Na nossa pesquisa, identificamos um maior número de respondentes do sexo masculino, mas seguido de perto das mulheres com o percentual de 63% contra 37%.

Anteriormente abordamos no artigo sobre vulnerabilidade a história de Kathrine Switzer, como a primeira mulher a correr uma maratona em 1967, escondida, devido ao preconceito da época em que apenas homens podiam praticar o esporte.

Todavia a maturidade e o empoderamento feminino, fizeram com que o cenário esteja praticamente equivalente, como sempre deve ser.

Em outras palavras, independente do sexo do atleta alguns hábitos de corredores dos respondentes como:

Perfil dos corredores entrevistados
Perfil dos corredores entrevistados baseado nas maiores respostas sobre seu sexo, número de filhos, concentração na região sudeste com idade média entre 36 a 40 anos.
  • A idade dos atletas é 28% entre 36 a 40 anos, 19% entre 41 a 45 anos e me incluo nesta, 18% entre 46 a 50 anos, 17% entre 31 e 35 anos e fechando com 6% entre 26 a 30 anos.
  • O estado civil dos atletas são 80% casados e também me incluo neste, 13% são solteiros, 6% divorciados e 1% separados.
  • Dos respondentes identificamos os atletas pais e ou mães, sendo 32% com 2 filhos, 25% com 1 filho, onde também me encaixo, 29% não tem nenhum filho, além de 10% com 3 filhos e 4% com 4 ou mais filhos.
  • A localidade onde estes atletas estão situados, corresponde em 59% na região Sudeste onde me incluo, 17% na região Centro-Oeste empatado com os mesmos 17% localizados na região Sul e 7% na região Nordeste.

Além de conhecer o perfil destes atletas, vamos explorar quais seus hábitos de corredores durante seus treinamentos.


Hábitos de corredores nos treinamentos

Quando perguntado o número de treinamentos de corrida realizados na semana, tivemos 52% dos respondentes com 3 treinos onde sou um deles, 24% com 4 treinos, 8% com 5 treinos empatando em 8% com 2 treinos, 5% com 1 treino além de 4% que responderam treinar todos os dias da semana.

Ainda com relação a somatória de quilômetros percorridos na semana, temos 24% entre 21 a 30 Km, 19% entre 5 a 15 Km, 18% entre 31 a 40 Km, 11% entre 41 a 50 Km onde estou e com 9% entre 51 a 60 Km.

Igualmente perguntamos sobre o fortalecimento muscular para preparação da corrida, onde: 51% disseram fazer fortalecimento na academia, 31% faz fortalecimento em casa e sou um deles, além de 18% não faz nenhum tipo de fortalecimento.

Ainda sobre hábitos de treinos, perguntamos como o atleta planeja seus treinos, e:

  • 58% segue uma planilha preparada por uma assessoria esportiva ou profissional da área e também me incluo aqui,
  • 34% correm sem um planejamento prévio,
  • 7% segue um plano de treino oferecido por seu APP de Corrida e apenas
  • 1% utilizam uma planilha avulsa baixada da internet.
Treinamentos de corrida ocorrem até 3 vezes na semana, seguido por uso de planilhas para orientação dos treinos, fazem treinos de fortalecimento na academia e correm em média 21 a 30 km na semana.

Além disso perguntamos sobre os profissionais e assessorias esportiva em que os atletas procuram, onde foram citados por 19 atletas Corrida Perfeita, onde também sou assessorado, 15 atletas mencionaram Lobo Assessoria empatando também com 15 indicação da Elite Multisports e as demais indicações tiveram apenas 1 menção. 

Ainda sobre os hábitos de treinamentos, vamos conhecer um pouco mais sobre os horários e duração de seus treinos cada.


Duração dos treinamentos

Quando perguntado sobre o tempo de duração média de cada treinamento, 46% respondeu ser entre 1:00 e 1:30 também é a minha média de duração, 42% 00:31 a 1:00, 7% até 30 minutos, 4% de 1:30 a 2:00 e 1% disseram durar mais de duas horas.

Bem como os horários da prática de seus treinamentos de corrida, 51% manhã (das 6h às 12h) e me enquadro neste, 32% noite (após as 18h), 12% madrugada (antes das 6h) e 5% a tarde (das 12h às 18h).

Agora vamos conhecer um pouco dos atletas, quais os meios para registrar seus treinos de corridas.


Como os atletas registram seus treinos

Quando perguntado qual o meio o atleta registra seus treinos de corrida, 43% utilizam o relógio GPS Garmin, inclusive eu, enquanto 32% utilizam APP no Smartphone, 11% utilizam o relógio GPS de outros fabricantes, 8% utilizam o relógio GPS Amazfit e 4% utilizam o relógio GPS Polar.

Frequentemente para armazenar seu histórico de corrida, 40% utilizam o APP Strava, 30% utilizam o APP Garmin Connection, 13% utilizam outros modelos de APP não informado, 11% utilizam o APP Nike Run Club NRC e 4% utilizam Adidas Running by Runtastic, inclusive eu.

Rotinas de treino que tem duração média de 60 a 90 minutos, preferem treinar de manhã, utilizam relógio GPS Garmin para registro dos treinos e armazenam seus históricos no APP Strava.

Um fato curioso, que desde que iniciei nas corridas de rua em 2015, utilizo o APP Adidas Running by Runtastic, que na época chamava-se Adidas MiCoach.

Além dele, utilizo também o Garmin Connect e o Strava, ambos pelo sincronismo do relógio com minha planilha de treino, mas é no Adidas Running by Runtastic que tenho os registros desde meu primeiro treino.

Conforme a fidelidade, fui premiado a alguns anos atrás com uma licença de uso vitalícia, podendo usar seus recursos sem custo, quase um patrocínio, rsss.

Depois de conhecer as ferramentas de registros de treinos, vamos conhecer quais são suas companhias durante os treinamentos.


Quais suas companhia durante os treinos

Apesar disso nossos respondentes citaram como opção de companhia:

  • 61% treinam sozinhos,
  • 23% treinam com grupos de assessorias,
  • 9% treinam com amigos e
  • 7% disseram treinar com parentes (cônjuge, primo, irmão, etc).

Também perguntamos se utilizam fones de ouvidos durante os treinos e 56% disseram que utilizam, enquanto 44% disseram não utilizar.

Igualmente aqueles que utilizam fones de ouvidos, foram perguntados sobre o conteúdo que escutam para conhecer os hábitos de corredores e:

  • 53 atletas disseram ouvir playlist de músicas,
  • 21 responderam escutar podcast,
  • 10 ouvem outros conteúdos não listados,
  • 6 escutam as orientações do APP de corrida e apenas
  • 3 disseram ouvir audiobook.

Ainda assim eu uso fones de ouvidos e costumo ouvir podcast, audiobook e também as playlist de músicas em alguns momentos do treino para relaxar.

Alguns atletas quando perguntados se praticavam outras atividades além da corrida, responderam que, 44 atletas treinam na academia, 30 treinam ciclismo ou bike que é a pronúncia mais comum, rsss, 24 apenas correm que é meu caso e segue empatado com as pessoas que também fazem caminhadas, 17 disseram outras atividade que praticam, não foram listadas e 13 praticam como esporte complementar a natação.

Atletas respondentes disseram correr sozinhos, usam fones de ouvido e o conteúdo favorito são playlist de músicas, além da corrida também frequentam academias.

Em conclusão, chegamos ao final da pesquisa e do artigo e deixamos para falar de um ponto de atenção em nossa mensagem final.


A mensagem que fica dos hábitos de corredores

Este artigo foi sem dúvida um gratificante trabalho que contou com o engajamento de diversos corredores, assim como eu, amam o que fazem.

Deixo como mensagem final a importância de um acompanhamento médico, pois mesmo entre atletas profissionais, acompanhamos casos de suas vidas serem ceifadas por problemas desencadeados na prática do esporte.

É claro os benefícios do esporte para sua qualidade de vida, desde que o atleta esteja com sua saúde em dia.

Então, perguntamos aos nossos atletas se faz algum tipo de acompanhamento com um profissional de saúde:

  • 39 atletas responderam não fazer nenhum acompanhamento,
  • 40 passam com cardiologista,
  • 17 passam com fisioterapeuta,
  • 16 foram os respondentes que passam com Nutricionista e 18 Nutricionista especializada em esporte,
  • 13 passam com Ortopedista,
  • 9 passam com Endocrinologista,
  • 7 passam com outros profissionais não listado e
  • 6 passam com Clínico Geral.

Espero que assim como eu, tenha curtido este conteúdo especial.

Última mas não menos importante dica, assine nosso boletim semanal para receber em primeira mão nossas atualizações.

Esta gostando do nosso conteúdo? Assine!
Receba nosso boletim semanal no e-mail!

Obrigado por sua leitura e até a próxima.

O que você achou deste conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.