Finanças é um assunto que não é todo mundo que gosta de falar, até porque priva de realizar novas aquisições.
Este artigo pode parecer chato para quem não gosta do assunto.
Mas prometo que vou procurar trazer o tema bem leve, afinal, é importante compreender mesmo que superficial os impactos das finanças na sua vida.
O momento atual da economia, próximo das eleições e com altas dos preços, exigem um malabarismo para levar comida para mesa, não é mesmo.
Ao contrário da semelhança, não estou dando uma volta, mas a regra é clara como diria o Arnaldo: se você não tem saúde financeira, vai perder o seu poder de compra.
Isso quer dizer que o dinheiro que você recebe, permite comprar menos mercadorias quando estiver no supermercado.
Mas o que a poupança tem a ver com isso?
Desde pequeno aprendemos que precisamos poupar para ter dinheiro no futuro ou em uma emergência, e o local mais seguro para guardar que nos foi ensinado é a poupança.
Tal qual foi uma verdade, mas já tem um tempo que deixou de ser.
Quando você conhece outros tipos de produtos financeiros, descobre que a poupança se tornou a pior das opções, e vamos saber um pouco mais sobre os motivos.
Inicialmente vamos começar falando da renda fixa, que é onde está enquadrada a poupança.
O que é renda fixa?
Renda fixa, como uma definição simples, são investimentos que possuem uma previsibilidade de seus rendimentos.
Isso, fez da poupança um bom investimento ao longo de muitos anos, inclusive, tinha a data de aniversário, onde ocorria o crédito de juros.
Assim, quando você faz um depósito, aquele dinheiro leva trintas dias para sofrer a correção e acumular os juros.
Acontece, que em 2012 surgiu a nova poupança, onde o rendimento fica condicionado, quando a Selic superar o percentual de 8,5% ao ano, ela paga 70% dos juros.
Na cotação atual, a Selic esta em 13,75% ao ano, ou seja, a poupança renderia² 9,62% ao ano mais a Taxa Referencial (TR) que atualmente está zerada.
TD#06 – Criando os hábitos financeiros – SEMEANDO HÁBITOS
Porém, a inflação acumulada no ano¹, ronda a casa dos 8,7%, o que faz com que o rendimento real da poupança seja muito próximo a 1% no ano, podendo em algumas vezes, até ser negativo.
Mas como falei, na renda fixa a poupança é o pior dos investimentos, isso ocorre por existirem outros produtos financeiros que pagam mais de 100% da Selic, ou seja, 13,75% ao ano.
Claro que estes investimentos como Certificado de Depósito Bancário (CDB) e ou Tesouro Direto que pagam uma rentabilidade total da Selic tem outros descontos.
Mas que mesmo assim, superam a rentabilidade da poupança.
Quando conhecemos bem a renda fixa e desejamos obter uma rentabilidade maior, temos como alternativa a renda variável, como veremos a seguir.
Quais os benefícios da renda variável nas finanças?
Igualmente quem tem objetivos de ganhar um rendimento maior nos seus investimentos, será necessário assumir os riscos.
Este risco nas finanças está em contratar um produto que possa render mais do que a renda fixa.
Se estamos falando que na renda fixa você pode ter um rendimento de 13,75% ao ano com um CDB, na renda variável, pode conseguir, por exemplo, mais de 20% em um único dia.
Na renda variável estamos falando das ações de empresas, onde você ao comprar uma cota, torna-se um dos sócios da empresa adquirida.
Outro investimento são os Fundos Imobiliários (FII), que a exemplo de uma casa que você aluga e recebe um aluguel.
Este investimento lhe paga um aluguel mensal chamado de dividendo.
Assim, tanto as ações como o FII’s permitem a quem adquirir, o direito de receber uma parte dos rendimentos e também da valorização da cota que você adquire daquele produto.
Mas, ao mesmo tempo, é possível ter uma perda equivalente, no caso de investir em um produto que possa sofrer uma queda no seu valor de mercado.
Por isso, para entrar neste mercado é preciso conhecer e estar disposto a colocar suas finanças em risco.
Como medir o risco das suas finanças?
As finanças, como os profissionais sugerem para minimizar os riscos, é preciso não colocar todo o dinheiro em um único investimento.
Saber diversificar, contribui para garantir esta diversificação, levando em consideração o tempo e objetivos que deseja fazer com o dinheiro acumulado.
Distribuir corretamente os valores no projeto que deseja realizar como:
- Reserva de emergência — uma quantidade que será guardada para manter o pagamento de suas contas em uma emergência, correspondendo aos seus rendimentos de 6 a 12 meses.
- Aposentadoria — valor correspondente ao saldo que você deverá ter acumulado para usar como uma renda complementar na sua aposentadoria.
- Sonhos e projetos — valores acumulados para seus projetos como compra da casa própria, um carro novo ou uma viagem.
Assim, todos os seus objetivos pode ser planejados para acumular a reserva que de acordo com o prazo, podem ser colocado em um produto financeiro de curto, médio ou longo prazo.
Conhecer estas regras ajudam a planejar melhor suas finanças e como falamos por aqui, virar um hábito.
Finanças controladas depende de hábitos?
Por fim, quando temos os hábitos financeiros, antes de pagar as contas, reservamos os valores previstos de nossos projetos.
Importante se pagar antes de pagar os demais, já ouviu esta frase?
E voltando a poupança, que qualquer banco que conhecemos vai ter sempre disponível em seu catalogo de produtos.
Enquanto a compra de uma ação ou fundo imobiliário, necessariamente precisará de uma corretora de valores para poder adquirir.
Neste aspecto, dedicar um tempo para conhecer mais sobre finanças e tipos de investimento fará com que faça escolhas melhores.
Hábito de poupar completa 160 anos – SEMEANDO HÁBITOS
A importância deste tema na infração e aumentar o poder de compra do seu dinheiro além de permitir comprar mais.
Parece complexo, mas a exemplo de muitas áreas, o conhecimento sobre finanças está acessível a todos.
Ter o hábito de buscar o conhecimento para aproveitar melhor as oportunidades permitirão decidir o que fazer com suas finanças.
Desejo sucesso com seus hábitos financeiros esperando revê-lo em breve.
Fonte:
|¹ Disponível em: https://www.melhorcambio.com/ipca. Acessado em 10/09/2022.
|² Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/poupanca-antiga-rende-mais-que-dobro-da-atual-veja-como-consultar-se-voce-tem. Acessado em 10/09/2022.